terça-feira, 17 de maio de 2011

Fórum Porto-Alegrense da Reforma Política recebe Movimentos Sindicais na Câmara de Vereadores

Representantes de 13 partidos de Porto Alegre participam do Fórum.
Na noite dessa segunda-feira (16), representantes da classe sindical participaram de reunião com os membros do Fórum Porto-Alegrense da Reforma Política, na Câmara Municipal, em Porto Alegre. Esse foi o primeiro de uma série de encontros com os mais diversos movimentos da sociedade civil organizada para tratar do tema. Participaram do debate os presidentes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-RS (CTB-RS) e da Central Geral dos Trabalhadores (CGTB-RS).  O presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, destacou a importância da iniciativa."Esse debate vai proporcionar um alargamento da democracia e a participação popular é muito importante para isso", afirmou.

Entre os principais pontos da reforma abordados, estiveram o financiamento público de campanha e o voto em lista. Para César Pacheco, presidente da CGTB-RS, a questão dos recursos privados nas candidaturas ainda é o principal responsável pela disparidade na disputa eleitoral."É necessário a Reforma Política para evitar os abusos de poder econômico. Não podemos fazer dessa reforma uma conveniência do momento político", disse.

O presidente municipal do PMDB, vereador Sebastião Melo, afirmou que o financiamento público já existe, porém, de forma indireta."Atualmente, os políticos que tem mandato levam vantagem, pois contam com a máquina pública e uma estrutura maior do que a necessária. Isso desequilibra o processo eleitoral", opina.
A próxima reunião pública acontece também na Câmara, no próxima sexta-feira, a partir das 18h30. O Fórum receberá representantes dos movimentos negro, mulher e GLS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário