sábado, 30 de abril de 2011

Senadora Ana Amélia apresenta cenário da reforma política no Brasil




 
Necessidade da reforma foi defendida por todos. Crédito: Tonico Alvares / Câmara POA

   A primeira audição pública do Fórum Porto-alegrense da Reforma Política teve como convidada a senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP), que apresentou o cenário da discussão do tema em Brasília. Cerca de 160 pessoas – entre lideranças de partidos, vereadores e deputados – acompanharam a apresentação do grupo de trabalho, que vai debater junto a sociedade temas como financiamento público de campanha, coligações partidárias e cláusula de barreira em eleições, no Chalé da Praça XV, no dia 29 de abril.
   Também participaram do encontro o presidente da Assembléia Legislativa, Adão Villaverde (PT), e a presidente da Câmara de Vereadores, Sofia Cavedon. Ana Amélia ressaltou que o tema deve ser apresentado de forma clara aos cidadãos. “Temos que desburocratizar o debate sobre reforma política”, destacou. A próxima reunião pública vai receber deputados federais gaúchos. O encontro acontece no próximo dia 16, às 18h30, na Câmara de Vereadores.

Comissão executiva do Fórum da Reforma Política projeta futuras ações

Representantes definiram agenda de debates. Crédito: Bruno Bertuzzi


   Em reunião realizada dia 15/05, na Câmara de Vereadores, a Comissão Executiva do Fórum da Reforma Política, criado pelos partidos da capital, debateu o planejamento do grupo para os próximos meses. Representantes do PPS, PMDB, PPL, PT e PC do B confirmaram o café da manhã com a senadora Ana Amélia Lemos, que acontecerá no dia 29, no Chalé da Praça XV, e ainda definiram o agendamento de audiências públicas com diversos segmentos da sociedade civil organizada.
   Entre os grupos que serão ouvidos pelo Fórum, além dos senadores e a bancada federal, estão: centrais sindicais, empresários, judiciário, movimentos comunitários, mulheres, negros, representantes do orçamento participativo, etc.
   A ideia é que no período entre maio e julho ocorram doze encontros, para que, no início do mês de agosto, seja feito um grande evento que irá resumir e expor as opiniões apresentadas durante as audiências públicas.

Partidos políticos da capital instituem Fórum de Debate sobre a reforma política

Fórum foi organizado por representantes de 13 partidos. Crédito: Bruno Bertuzzi
 
 
 
   Representantes de doze partidos políticos da capital estiveram reunidos no início do mês para iniciar um debate pluripartidário a respeito da reforma política. O evento, organizado pelos vereadores Sebatião Melo, do PMDB, e Adeli Sell, do PT, contou com a participação de lideranças dos seguintes partidos: PPS, PDT, PTB, PSDB, PP, PSOL, DEM, PSB, PR, PC do B e o recém criado PPL.
   Ações pontuais foram definidas no encontro, como a criação de um Fórum Permanente de Debate sobre o tema, em que o diálogo entre os partidos seguirá acontecendo de forma regular. Além disso, ficou agendado, para o dia 15 de abril, um café da manhã com os três senadores gaúchos e, posteriormente, um novo evento nos mesmos moldes será agendado com os deputados federais do RS.
"A reforma política precisa favorecer a democracia, e não a classe política. Ela precisa ser ampla, conjunta, pluripartidária e é de extrema importância que a população de Porto Alegre participe desse debate conosco”, afirmou Sebastião Melo.
   Outra medida que ficou estabelecida na reunião é a realização de um trabalho conjunto entre Assembléia Legislativa e Câmara de Vereadores, utilizando as escolas legislativas das duas instituições.
   "Esse encontro ficou marcado pelo ineditismo da junção de tantos partidos políticos. Queremos que essas ações desemboquem em uma nova estrutura política que acrescente efetivamente à sociedade”, disse Adeli Sell.
   Os representantes que participaram da reunião foram unânimes quanto a importância dessa ação conjunta e se mostraram dispostos a desenvolver um trabalho focado nos interesses da população.